
O ano de 2025 marcou a consolidação do mercado automotivo, com crescimento não só em vendas, mas também em produção e exportações após anos de oscilações e incerteza econômicas.
No Brasil, esse movimento ficou ainda mais evidente, o país se mantém entre os maiores mercados do mundo, com avanço nas vendas de zero quilômetro e fortalecimento do mercado interno, mesmo sob juros altos.
Vendas e produção
Depois de um 2024 histórico, 2025 mostra um ritmo mais moderado, porém sustentável tanto nas vendas quanto na produção de veículos. Projeções indicam 2,8 milhões de emplacamentos no Brasil, o que representa cerca de 6% de crescimento em relação ao ano anterior, enquanto a produção avança para cerca de 8%.
Esse crescimento se dá por conta de um ganho de confiança do consumidor e da indústria, já que o setor reage bem mesmo em um cenário de crédito restrito e uma economia desafiadora.
Onde realmente cresceu
O maior salto em 2025 está, sem dúvidas, nos veículos eletrificados, que englobam elétricos puros, híbridos e híbridos plug-in. Em 2024, o Brasil registrou 177 mil emplacamentos de eletrificados, uma alta de 89% sobre 2023, já no primeiro semestre de 2025, esse volume passou das 111 mil unidades, crescimento próximo de 42% ano a ano.
Números que fazem o país superar a marca de 500 mil veículos eletrificados em circulação, consolidando o segmento como um dos motores de crescimento do mercado.
A expansão combina maior oferta, com fábricas de marcas como BYD e GWM no Brasil e a expectativa de políticas públicas de renovação de frota e metas de descarbonização até 2035.
Seminovos seguem aquecidos
Mesmo com a recuperação dos novos, o mercado de seminovos não perdeu força em 2025. Pelo contrário: modelos de até três anos de uso registram alta na procura, impulsionados pelo público que busca tecnologia e segurança com melhor custo-benefício.
Além disso, a estabilização da oferta ajudou a reduzir a inflação dos preços, mas alguns modelos populares ainda seguem valorizados.
Utilitários ganham força com o avanço do e-commerce
A alta do comércio eletrônico continua empurrando pra cima as vendas de vans, furgões e caminhões leves. Empresas de logística e entregas urbanas renovaram frotas, priorizando modelos mais econômicos e com manutenção simplificada.
O destaque vai para os veículos urbanos de carga, que seguem fundamentais para centros urbanos com restrições de circulação.
O domínio dos SUVs
Parece repetitivo, mas é impossível ignorar, a categoria dos SUVs não apenas manteve sua liderança, como canibalizou ainda mais a participação de hatchs compactos e sedans médios.
O que mudou em 2025 foi o perfil desses veículos. O crescimento real ocorreu em dois extremos:
- SUVs de entrada: Modelos compactos que substituíram os "carros populares", oferecendo maior altura do solo e design robusto, mesmo com motorização mais simples.
- SUVs coupé: A estética com caimento de teto esportivo, antes restrita a marcas de luxo, popularizou-se e tornou-se objeto de desejo nas marcas generalistas.
O que esperar do fechamento do ano?
O último trimestre de 2025 aponta para uma manutenção dessas tendências. A disputa não é mais apenas por quem vende o carro mais barato, mas por quem oferece o melhor pacote de eficiência energética e tecnologia.
Se o panorama de 2025 mostrou algo claro, é que o consumidor está cada vez mais atento e informado, então antes de investir em um carro usado ou seminovo, faça uma consulta completa na Achecar.
Para o consumidor, o momento é de oportunidades, especialmente no mercado de usados, onde a oferta aumentou consideravelmente com a renovação de frotas corporativas e de locadoras, injetando opções de qualidade no mercado secundário.
